menu

Notícias

Sesp estuda reativar plantão de final de semana na delegacia de Alegre
Sesp estuda reativar plantão de final de semana na delegacia de Alegre

Em reunião solicitada pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES) com a secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) nesta terça-feira (30), a chefe de Polícia Civil, Gracimeri Graviorno, informou aos advogados que estuda a reativação do plantão de final semana na 6ª Delegacia Regional de Alegre, no Sul do estado.

A Ordem esteve representada na reunião pela secretária geral-adjunta, Erica Neves e pelos presidentes das subseções de Alegre e Guaçuí, respectivamente Luiz Felipe Mantovaneli Ferreira e Luiz Bernad Sardenberg Moulin.

Ao todo dez municípios e mais de 100 mil pessoas foram prejudicadas com o fim dos plantões, uma vez que as ocorrências fora do horário comercial são encaminhadas a 7ª Regional, em Cachoeiro de Itapemirim.

“Vamos estudar a possibilidade de ativar o plantão no final de semana. Verificar se conseguimos fazer um horário cheio ou parte do horário para atender a região. Felizmente temos uma criminalidade menor na região, mas sabemos que o deslocamento é longo e estamos sensíveis. Dentro da conjuntura econômica do Estado e das nossas possibilidades vamos estudar se é possível reativar o plantão pelo menos no final de semana. Esperamos em até dez dias verificar se conseguimos fazer as adequações necessárias para ativar o plantão no final de semana”, disse a chefe de polícia, Gracimeri Graviorno.

Na reunião, o secretário de Estado de Segurança Pública, Andre Garcia, fez uma longa exposição da dificuldade financeira enfrentada pelo Espírito Santo e consequentemente, as restrições na contratação de pessoal. Presidente da subseção da OAB-ES em Alegre, Luiz Felipe Mantovaneli disse que o objetivo era garantir o retorno do plantão, mas que a reativação das atividades no final de semana já ajuda a amenizar o problema.

O presidente da Subseção da OAB-ES de Guaçuí, Luiz Bernad Sardenberg Moulin, entendeu as demandas apresentadas pelo Estado, mas acredita que o plantão do final de semana será reativado. “Ficamos com essa esperança. Se não resolve, ameniza a situação do Caparaó, que já sofre com cinco Comarcas sem juiz titular”, disse.

O plantão da 6ª Delegacia Regional de Alegre atendia, além do município sede, Guaçuí, São José do Calçado, Apiacá, Muniz Freire, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto e Bom Jesus do Norte.