menu

Notícias

Advocacia abraça Curso de Iniciação e lota auditório
Advocacia abraça Curso de Iniciação e lota auditório

A mais recente edição do Curso de Iniciação à Advocacia, realizada pela Comissão Estadual da Advocacia em Início de Carreira (CEAIC) nesta sexta (09), no auditório da OAB-ES, em Vitória, foi mais uma vez sucesso de público. As palestras encantaram os presentes, que mostraram disposição em participar das atividades da Comissão.

Ao longo de todo o dia, advogados e advogadas em início de carreira puderam aprimorar seus conhecimentos sobre os seguintes assuntos: Ética e Publicidade na Advocacia; Direitos e Prerrogativas; Oratória e postura do Advogado; Inovações no Novo CPC; Prática no Juizado Cível; Processo Judicial Eletrônico; Prática Trabalhista; Prática Penal e Gestão de Escritório.

A abertura do curso foi realizada pela secretária-geral adjunta, Erica Neves, que incentivou os advogados e advogadas em início de carreira a seguir na profissão. “O sucesso só depende de vocês. A advocacia é uma atividade independente, é uma conquista, mas é uma conquista que dá medo porque não tem salário fixo e o mercado esta difícil. É preciso ter coragem e aproveitar as oportunidades. Este curso é uma ótima oportunidade porque ensina o que a faculdade não leciona. Exemplo: como cobrar honorários, como lidar com clientes, como usar o PJE, como fazer publicidade de forma correta e ética, enfim, é uma grande ajuda para o começo da carreira”, declarou.

A secretária-geral adjunta da OAB-ES ainda conclamou os presentes a participarem da gestão. “A OAB-ES fica mais forte conforme mais advogados e advogadas passam a contribuir com o nosso trabalho. Vejam nossa luta com o TJES, por exemplo, contra as novas normas de segurança. Estamos dialogando para encontrar uma solução, vamos lutar por isonomia. Mas, se todos lutarem, a chance de vitória será bem maior”, afirmou.

Presidente da CEIAC, Natálya Assunção destacou a liberdade que a jovem advocacia possui para atuar e falou sobre a importância para quem acabou de entrar no mercado do contato com profissionais já atuantes. “A faculdade é de Direito e não de advocacia. Nós temos muito que aprender no dia a dia de trabalho e esse contato facilita muito. Entrem nos grupos de debate e participem da CEAIC”, convidou.

O curso desta sexta contou com palestras de diversos membros da CEAIC, entre eles a presidente, Natálya Assunção, Aline Klein, Cássius Alexandre Cipriano, Elcio Cardozo Miguel, Thiago Lisboa de Jesus Taveira, Pedro Lube, Raysa Geaquinto e Claudia Isadora Nascimento. A presidente da Comissão Especial de Fiscalização, Propaganda e Publicidade da OAB-ES, Polyana Gomes Teixeira falou sobre ética e publicidade e Eduardo Sarlo foi o responsável pela palestra sobre Direitos e Prerrogativas.

Neste sábado (10), a Subseção de Cariacica realiza também uma edição do Curso de Iniciação à Advocacia, que acontece ainda na Subseção de Castelo em junho.

O Curso de Iniciação, realizado pela CEAIC, com apoio da ESA/OAB-ES segue com a proposta de oferecer aos advogados, iniciando na carreira, a oportunidade de obter mais conhecimento sobre o dia a dia da profissão com profissionais renomados.  São abordados temas que não fazem parte do currículo educacional da graduação.

Grupos de Estudos

A CEAIC também reiniciou o projeto Grupo de Estudos que acontece de segunda a quarta-feira na sala da CEAIC, sempre às 18h, na Seccional. Não é necessário fazer inscrição.